A EP BrainHealth é uma parceria europeia cofinanciada ao abrigo do Horizonte Europa e concebida para estruturar e alinhar o ecossistema europeu de investigação e inovação (I&I) dedicado à saúde do cérebro, abrangendo perturbações neurológicas, mentais e sensoriais, bem como doenças neurodegenerativas.
A EP BrainHealth visa fortalecer a posição da UE e países associados como líderes internacionais em I&I em saúde do cérebro, promovendo a partilha e utilização de dados (incluindo princípios FAIR) e a integração de infraestruturas no âmbito do Espaço Europeu de Dados de Saúde, e alinhar políticas e financiamentos dos diferentes atores (agências de financiamento, autoridades de saúde, investigadores, inovação e sociedade civil) para acelerar a geração e tradução de conhecimento em soluções de promoção da saúde do cérebro, prevenção, diagnóstico, tratamento e cuidados.
Esta Parceria reúne 54 organizações de 33 países. A parceria tem uma duração prevista de dez anos (2026–2035).
A EP Brain Health contribui para prioridades europeias em saúde pública, incluindo a iniciativa “Healthier Together – EU Non-Communicable Diseases” (2022–2027) com foco em saúde mental e perturbações neurológicas, a Comunicação da Comissão sobre uma abordagem abrangente à saúde mental (COM(2023) 298), a Estratégia Farmacêutica para a Europa, o programa EU4Health e a Estratégia Europeia para os Cuidados. Entre as prioridades estão: fomentar investigação translacional e colaborativa; criar massa crítica e agendas estratégicas de investigação a longo prazo; promover inclusão, ética e envolvimento de doentes e cidadãos; e reduzir estigma e desigualdades no acesso a diagnóstico e cuidados.
A FCT e a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica são as organizações portuguesas que integram a EP Brain Health.
Esta iniciativa recebe financiamento ao abrigo do Programa para a Investigação e Inovação da União Europeia Horizonte Europa. Contrato de Subvenção n° 101147319.
Documentos
Agenda Estratégica de Investigação e Inovação da EP Brain Health