Focada na transformação da produção e do consumo alimentar na Europa, com vista a sistemas mais sustentáveis e resilientes, a FutureFoodS reúne especialistas de renome, instituições de investigação, empresas e decisores políticos para desenvolver soluções conjuntas para os complexos desafios que afetam os nossos sistemas alimentares, como as alterações climáticas, a perda de biodiversidade e a segurança alimentar.
Esta parceria cofinanciada reúne 86 organizações de 29 países, incluindo autoridades nacionais e regionais, agências de financiamento, universidades, institutos de investigação, fundações e clusters de competitividade.
A FutureFoodS visa minimizar a pegada ambiental da produção alimentar, melhorar a saúde dos consumidores e garantir a viabilidade económica da cadeia alimentar. Este programa aposta na inovação e a partilha de conhecimento para alcançar um futuro resiliente e sustentável para os sistemas alimentares europeus. A espinha dorsal deste esforço é a Agenda Estratégica de Investigação e Inovação, que identifica quatro áreas de investigação e inovação determinantes:
- Mudar a forma como comemos.
- Mudar a forma como processamos e fornecemos alimentos.
- Mudar a forma como nos conectamos nos sistemas alimentares.
- Mudar a forma como governamos os sistemas alimentares.
A FCT, o CISAS – Centro de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Agroalimentares e Sustentabilidade do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, IP e a UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, são as organizações portuguesas que integram a FutureFoodS.
Documentos
Concursos
Consulte a área de Concursos no site da FCT para aceder a informação dos concursos desta parceria com participação da FCT.
Edições anteriores: 2024.