Saltar para o conteúdo principal

JTI – Iniciativas Tecnológicas Conjuntas

JTI – Iniciativas Tecnológicas Conjuntas

As Iniciativas Tecnológicas Conjuntas (do inglês, JTI) são parcerias público-privadas criadas pela Comissão Europeia ao abrigo do Artº 187º do Tratado do Funcionamento da União Europeia. As JTI contam com uma estrutura administrativa dedicada (as Joint Undertaking), e incluem a participação direta de associações industriais na definição das áreas e objetivos dos concursos de financiamento de projetos colaborativos europeus, em áreas relevantes para a competitividade e o desenvolvimento industrial europeu. Algumas JTI incluem ainda o financiamento dos Estados-Membros, que nesses casos são também diretamente envolvidos na estrutura de decisão.

JTI com a participação da FCT

A maioria das JTI atualmente em curso são uma parceria direta entre a Comissão Europeia e as plataformas industriais relevantes. No entanto, em alguns casos existe também a participação direta dos Estados-Membros, reforçando assim o financiamento público a esse setor industrial.

A FCT assegura a participação nacional em duas dessas JTI, a KDT, que sucede à ECSEL, dedicada à área de componentes e sistemas eletrónicos, para o período 2021-2027, e a EuroHPC, dedicada à computação de alto desempenho.

 

KEY DIGITAL TECHNOLOGIES (KDT)

A Parceria KDT (Key Digital Technologies) dá sequência à Joint Technological Initiative ECSEL (Electronic Components and Systems for European Leadership) para o período 2021-2027.

 

EUROHPC – COMPUTAÇÃO DE ALTO DESEMPENHO EUROPEIA

A EuroHPC foi criada em 2019 com vista a apoiar a implementação de vários supercomputadores na Europa e a fomentar o desenvolvimento de tecnologias com a Computação de Alto Desempenho.

 

  • Estado

    Ativo

  • Partilhar