EuroHPC – Parceria Europeia para a Computação de Alto Desempenho
A EuroHPC é uma Parceria Institucionalizada do Horizonte Europa, implementada sob a forma de “Joint Undertaking” (empresa comum) ao abrigo do Art. 187º do Tratado do Funcionamento da União Europeia. Tem como membros 32 Estados Participantes (incluindo Portugal), a União Europeia (representada pela Comissão Europeia), e três associações privadas: Plataforma Tecnológica Europeia para a Computação de Alto Desempenho (ETP4HPC), “Big Data Value Association” (BDVA) e o “European Quantum Industry Consortium” (QuIC).
Missão e objetivos
A EuroHPC visa desenvolver, implantar, ampliar e manter na UE um ecossistema de computação de alto desempenho (HPC), computação quântica, infraestrutura de serviços e dados, federado, seguro e hiper-conectado.
Apoia também o desenvolvimento e a promoção de um ecossistema europeu de HPC inovador e competitivo, orientado para as necessidades dos utilizadores e baseado numa cadeia de fornecimento que assegure componentes, tecnologias e conhecimento que limitem o risco de interrupções.
A EuroHPC tem ainda como missão promover a utilização das infraestruturas de supercomputação junto de um grande número de utilizadores públicos e privados, apoiando o desenvolvimento de competências de HPC essenciais para a ciência e indústria europeias.
A EuroHPC está alinhada com as transições gémeas verde e digital e contribui para a prossecução das metas digitais para 2030, consagradas na visão “Década Digital”.
Pilares de atividade
Para cumprir a missão e alcançar os objetivos definidos no respetivo Regulamento, a EuroHPC JU desenvolve as suas atividades em seis pilares definidos no plano estratégico multianual (MASP 2021-27):
- Tecnologia: desenvolvimento de tecnologias e cadeias de fornecimento associadas às infraestruturas HPC (e.g. processadores, interconnects), visando autonomia estratégica da Europa e tecnologias energeticamente eficientes.
- Aplicações & Dados: reforço da liderança europeia em aplicações de HPC através da inovação em co-design com utilizadores, explorando sinergias com tecnologias baseadas em inteligência artificial, “big data” e “cloud”. Aqui se incluem os Centros de Excelência para aplicações de HPC.
- Utilização dos supercomputadores e competências (“skills”): através da rede europeia de centros de competências (onde se inclui o centro nacional EuroCC) para estimular a utilização das infraestruturas de HPC por parte de todo o tipo de entidades e para apoiar ações de formação de competências avançadas. Aqui se incluem os concursos para acesso aos supercomputadores da EuroHPC.
- Infraestrutura HPC: apoio à aquisição e upgrade de supercomputadores em diferentes categorias de performance (mid-range, petascale, exascale) e futuramente post-exascale e computadores quânticos, que coletivamente constituem a rede de supercomputadores da EuroHPC.
- Federação de supercomputadores e conetividade: redes de comunicações que assegurem a ligação de alto débito entre os vários centros da rede de supercomputadores da EuroHPC e ainda com as infraestruturas de dados (e.g. “European common data spaces” e infraestruturas de cloud, nomeadamente a GAIA-X).
- Cooperação internacional: com países como o Japão e a Índia em regiões do globo fora da Europa, para além dos Estados Participantes na Parceria.
O cofinanciamento da União Europeia é assegurado através do programa-quadro Horizonte Europa para as atividades de investigação e inovação em tecnologia, aplicações e cooperação internacional; através do Programa Europa Digital para as atividades associadas às infraestruturas de HPC e competências/“skills”; e ainda através do programa CEF-Digital para as atividades de federação da rede europeia de HPC.
Concursos de acesso aos supercomputadores da EuroHPC
O acesso aos supercomputadores europeus da Parceria é gerido pela própria EuroHPC JU através de concursos de acesso frequentes. Existem quatro modalidades de acesso principais:
Para mais informação sobre as modalidades de acesso, política de acesso e Questões Frequentes (FAQ) consulte esta página.
Concursos de Investigação e Inovação da EuroHPC
Os concursos de investigação e inovação (I&I) da EuroHPC são definidos nos Programas de Trabalho anuais e cobrem sobretudo os pilares de Tecnologia, Aplicações & Dados e Cooperação Internacional da Parceria. Informação atualizada sobre os concursos de I&I da EuroHPC, incluindo datas-limite para submissão de propostas e links para o portal de submissão de candidaturas, pode ser consultada aqui.
As taxas de cofinanciamento da União Europeia variam consoante os objetivos dos respetivos tópicos e os níveis de maturidade tecnológica (TRL) a desenvolver, i.e., conforme se trate de uma “Research and Innovation Action”, “Innovation Action”, “Coordination and Support Action”, ou outras.
Neste momento não está definido um mecanismo de cofinanciamento nacional automático que complemente o cofinanciamento da União Europeia atribuído através da EuroHPC JU. Eventuais pedidos de cofinanciamento serão analisados caso a caso.