Saltar para o conteúdo principal

Prémio João Monjardino 2022 dedicado às doenças virais

Medição de temperatura a crianças na escola

O Prémio João Monjardino 2022 é dedicado ao tema “Doenças Virais: Epidemiologia, Etiopatogenia e Controlo”. A apresentação de candidaturas decorre de 15 de junho a 30 de setembro de 2022.

Este prémio surgiu em 2021, veio substituir o antigo Prémio Pulido Valente, e resulta do protocolo celebrado entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Fundação Professor Francisco Pulido Valente. O seu propósito é distinguir o melhor artigo publicado sob o tema proposto para cada edição, este ano são “Doenças Virais: Epidemiologia, Etiopatogenia e Controlo”, em que se aborde resultados de investigação realizada por um/a investigador/a com menos de 35 anos à data de apresentação da candidatura, numa instituição do sistema científico e tecnológico nacional. Não existe restrição para o ano de publicação do artigo.

Os candidatos podem participar com um único trabalho original, que tenha sido publicado ou aceite para publicação (devidamente comprovado) numa revista nacional ou internacional da especialidade, devendo ser o/a primeiro/a autor/a ou coautor/a (desde que seja reconhecido na publicação como tendo contribuição idêntica à do primeiro autor/a).

O montante deste Prémio é de 10.000 EUR (dez mil euros), comparticipado em partes iguais pelas duas Fundações e atribuído numa prestação única.
As candidaturas serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios: Qualidade científica do artigo; Pertinência do estudo e relevância dos resultados obtidos no âmbito do tema do concurso; e Contributo do/a candidato/a para o trabalho publicado, ou aceite para publicação.

Mais informação na Página do Concurso Prémio João Monjardino 2022