Programa “Doutor AP” regista mais de 450 candidaturas na sua primeira edição

O novo programa de financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), “Doutor AP” – Concurso de Estímulo à Investigação para Doutoramentos na Administração Pública, registou na sua primeira edição um total de 467 candidaturas submetidas.
A forte adesão a esta linha de financiamento, que permite aos/às trabalhadores/as da Função Pública obter o grau de doutor através da realização de investigação alinhada com as estratégias de investigação e desenvolvimento das entidades onde trabalham, demonstra o crescente interesse na qualificação avançada no setor público.
Do total de candidaturas submetidas ao programa “Doutor AP”, destaca-se uma representação feminina significativa: 70% das candidaturas foram feitas por mulheres, comparando com 30% por homens. A média de idades dos/as candidatos/as é de 44 anos, sugerindo uma tendência de procura por profissionais que buscam aprofundar a sua formação no quadro de uma carreira consolidada.
Quanto às tipologias de subsídios, a grande maioria (97%) refere-se a planos de trabalho a serem realizados em Portugal, enquanto apenas 3% se desenvolverão parcialmente no estrangeiro.
A distribuição das candidaturas por áreas científicas revela um forte predomínio nas Ciências Sociais, com 38% das candidaturas, seguidas pelas Ciências Médicas e da Saúde (21%) e as Humanidades (17%). As áreas de Ciências da Engenharia e Tecnologias (9%), Ciências Naturais (7%), Ciências Agrárias (5%) e Ciências Exatas (3%) totalizaram 24% do total de candidaturas.
Atendendo ao papel essencial das entidades empregadoras no apoio a estas candidaturas, é relevante destacar a forte presença de instituições do poder local, como Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, Instituições de Ensino Superior e de Unidades de Saúde e Hospitalares. Verificam-se ainda candidaturas de trabalhadores/as provenientes de outras entidades, tais como Institutos Públicos, Agrupamentos de Escolas, Ministérios e Museus, entre outros, podendo indicar que este instrumento de financiamento está a ser reconhecido como uma ferramenta estratégica por diferentes tipos de instituições públicas.
O “Doutor AP” tem o objetivo de fortalecer a ligação entre ciência e políticas públicas, ampliando as oportunidades para que mais profissionais aprofundem os seus conhecimentos e desenvolvam soluções inovadoras dentro da Administração Pública. Este programa assume-se assim como mais um contributo para a modernização e qualificação do setor público, impulsionando uma gestão mais capacitada para enfrentar desafios emergentes.
O financiamento da FCT inclui um subsídio de tempo protegido, que garante uma redução mínima de 20% no horário de trabalho por pelo menos um ano durante o primeiro triénio de apoio, com base na percentagem correspondente de uma bolsa de doutoramento nacional. Prevê ainda um subsídio de formação que cobre custos de inscrição, matrícula e propinas no doutoramento até 2.750,00 € por ano académico, com o objetivo de apoiar a conciliação entre trabalho e formação académica.
As candidaturas encerraram no dia 24 de fevereiro de 2025, seguindo-se agora a fase de avaliação, a qual obedecerá aos mesmos padrões de exigência que se aplicam às bolsas de investigação para doutoramento concedidas anualmente pela FCT. Prevê-se a divulgação dos resultados provisórios do concurso no início de julho e a comunicação dos resultados definitivos no início de outubro de 2025.
Todas as informações sobre a edição de 2024 do concurso “Doutor AP” estão em permanente atualização na página do concurso.