-
O concurso para atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento Maria de Sousa – 2022 – SEAGULL – Seeking Epidemiological and Virological Answers é orientado para a obtenção de novos conhecimentos que permitam criar competências para respostas a fenómenos virológicos, incluindo pandémicos, e que venham a traduzir-se em medidas de prevenção eficientes, melhores cuidados de saúde e a um apoio efetivo aos cidadãos.
O concurso contemplará candidaturas em qualquer área científica que contribuam para os seguintes objetivos e áreas de conhecimento:
1. Epidemiologia e fatores de risco de infeção e doença grave por vírus;
2. A interação Homem-animal, mecanismos de resistência e de transmissão interespécies dos vírus, e risco de pandemias;
3. Estratégias de prevenção e preparação para novas epidemias de origem virológica, incluindo vacinas;
4. Abordagens inovadoras, incluindo novos métodos e novas tecnologias, para o diagnóstico de doenças virológicas;
5. Caracterização dos mecanismos de infeção viral;
6. Caracterização da resposta do hospedeiro, imunológica celular e serológica, à infeção por vírus, impacto da idade e comorbilidades;
7. Desenvolvimento de novas terapias e de novas abordagens terapêuticas, incluindo equipamentos de suporte de vida e de proteção individual para o combate a doenças virológicas;
8. Repercussões da infeção viral na saúde materna e no recém-nascido;
9. Impacto psicológico e alterações de comportamento associados a epidemias ou pandemias de origem virológica.
No âmbito do Concurso para atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento Maria de Sousa – 2022 serão atribuídas 10 bolsas de investigação para doutoramento destinadas a financiar a realização, pelo bolseiro, de atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor que se enquadrem no âmbito do concurso e contribuam para os seus objetivos.
Podem concorrer investigadores de qualquer nacionalidade ou apátridas.
O plano de trabalhos poderá decorrer integralmente ou de forma parcial numa instituição nacional (bolsa no país ou bolsa mista, respetivamente), ou realizar-se integralmente numa instituição estrangeira (bolsa no estrangeiro).
As candidaturas são submetidas eletronicamente, utilizando o formulário disponível no portal MyFCT. Cada candidato poderá apresentar uma única candidatura.
Antes da submissão de candidatura recomenda-se a leitura dos seguintes documentos: Aviso de Abertura, Anexo I ao Aviso de Abertura (Guião de Avaliação), Guião de Candidatura, Estatuto do Bolseiro de Investigação e Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT.
-
O concurso está aberto entre 1 de setembro e as 17:00H (hora de Lisboa) de 29 de setembro de 2022.
Para questões relacionadas com a candidatura e respetivo formulário, no período do concurso, deverá contactar-nos através do e-mail info.bolsas@fct.pt.
Para esclarecimento de dúvidas sobre a criação e gestão de CVs, a plataforma do CIÊNCIAVITAE dispõe de um helpdesk a que pode aceder através do endereço: info@cienciavitae.pt.