Atualização permanente das equipas de investigação das unidades de I&D (2021)
Participação na equipa
-
Pode consultar aqui a descrição das funções de Investigador, técnico e outro pessoal apoio que correspondem ao definido no âmbito do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional 2020 pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.
-
A percentagem de dedicação aos projetos não é cumulativa com a percentagem de dedicação à unidade de I&D, se a atividade relacionada com os projetos se insere na atividade de investigação da unidade de I&D e não é desenvolvida de forma independente.
-
A % de dedicação a atividades de investigação na equipa, resulta da subtração a 100% da percentagem dedicação a atividades de investigação em outras equipas, ao ensino e a outras atividades que não sejam de I&D.
-
Para elementos com data de entrada na equipa anterior ou igual a 01-01-2020, a data de referência da % de dedicação deve ser 01-01-2020. Se a data de entrada na equipa for posterior a 01-01-2020 a data de % de dedicação tem de ser igual à data de entrada. Alterações posteriores à % de dedicação inicial devem se registadas com a data que lhes diz respeito. No histórico do elemento ficam registadas todas as datas e respetivas % percentagens de dedicação.
-
É um investigador com o grau académico de doutor ou o título de agregado e que, em qualquer dos casos, tem obrigatoriamente um contrato ou vínculo com uma instituição portuguesa e dedica um mínimo de 20% de tempo de trabalho a atividades de investigação na unidade de I&D e em território nacional. Um investigador doutorado integrado só pode ser integrado numa única unidade de I&D, designadamente naquela em que desenvolve a sua atividade de investigação principal, mas pode ser colaborador numa ou em mais unidades de I&D.
-
É o elemento da equipa responsável pelos requisitos de Ciência Aberta e ponto de ligação com a FCT, de acordo com o previsto no Contrato-Programa do financiamento da unidade de I&D.
-
Numa equipa existe o Gestor de Ciência Aberta e pode ser indicado outro elemento que o substitua nos momentos em que não está disponível.
-
O erro descrito ocorre para um investigador integrado e está relacionado com o preenchimento dos campos “Data de início de integração” e “Data de fim de integração”, o qual deve ser feito em consonância com as data(s) da(s) situação(ões) profissional(ais) correspondentes a vínculo ou contrato. A “Data de início de integração” deve corresponder a uma data igual ou posterior a 01/01/2020, em que o investigador possui um vínculo ou contrato. A “Data de fim de integração” deve ser preenchida quando o vínculo ou contrato tem uma “Data de fim”. Um período de integração não coincidente com o período em que um investigador deteve um vínculo ou contrato ou mais que um, ou o não preenchimento do campo “Data de fim de integração” nas condições referidas, origina o erro e impede a submissão da informação.