O Fórum Estratégico Europeu para as Infraestruturas de Investigação (ESFRI, da sigla inglesa) contribui para uma abordagem estratégica na definição de políticas das infraestruturas de investigação na Europa e facilita iniciativas multilaterais que conduzam a uma melhor utilização e desenvolvimento de infraestruturas de investigação, a nível europeu e internacional.
Em 2006, o ESFRI publicou o seu primeiro Roteiro para a construção e desenvolvimento da próxima geração de infraestruturas de investigação pan-europeias. Este Roteiro teve atualizações em 2008, 2010, 2016, 2018 e 2021 para incluir projetos e landmarks que pretendem promover a liderança europeia.
O Roteiro ESFRI 2021 incluiu onze novos projetos, num total de 63 infraestruturas de investigação das quais 22 são projetos e 41 são landmarks.
O ESFRI lançou a 8 de outubro 2024 o procedimento de revisão do seu Roteiro de Infraestruturas de Investigação Europeias, sendo possível a submissão de candidaturas a novas infraestruturas de investigação europeias até ao prazo de 8 de abril 2025.
Para as candidaturas europeias com participação portuguesa, a respetiva comunidade portuguesa poderá realizar a solicitação de apoio político nacional submetendo à delegação nacional ao ESFRI o questionário nacional preenchido e a versão mais avançada da candidatura europeia até 10 de janeiro 2025.
A publicação do novo Roteiro ESFRI é esperada no final de 2026.
As atividades do ESFRI contam frequentemente com a colaboração de peritos externos, que poderão ser sugeridos pelas delegações nacionais. Com o intuito de melhor responder às solicitações do ESFRI para sugestões de peritos, a FCT pretende criar uma “pool of experts”, a partir da qual a delegação nacional ao ESFRI, a cargo da FCT, poderá sugerir peritos sempre que for solicitado, sendo do ESFRI a decisão final sobre a escolha desses peritos e o contacto aos mesmos.
O registo para esta “pool of experts” pode ser feito através do respetivo formulário.
-
Delegação nacional ao ESFRI