Saltar para o conteúdo principal

JPI – Iniciativas de Programação Conjunta

 

No âmbito da dinamização e aprofundamento do Espaço Europeu de Investigação, e no seguimento das conclusões do Conselho da Competitividade (CC) de dezembro de 2008 sobre a importância da programação conjunta da investigação na Europa em resposta aos grandes desafios sociais, iniciou-se o processo de identificação de temas para constituírem Iniciativas de Programação Conjunta (IPC). Estas iniciativas têm como principal objetivo desenvolver e implementar agendas estratégicas de investigação comuns, visando fundamentalmente o reforço da cooperação transfronteiriça, da coordenação e da integração dos programas de investigação dos Estados-Membros em determinados domínios societais chave para a Europa.

A proposta de temas para IPC é um trabalho conjunto entre a Comissão Europeia e o Conselho. O GPC – Grupo de Alto Nível da Programação Conjunta, cuja representação portuguesa é assegurada pela FCT, acompanha e monitoriza o processo de programação conjunta.

A participação nas IPC é voluntária, podendo não envolver todos os Estados-Membros em cada IPC específica. No entanto, pretende-se que os parceiros envolvidos sejam capazes de fornecer a massa crítica de recursos necessários para a realização das mesmas.

 

Primeira vaga de IPC (lançadas após a IPC-piloto sobre doenças degenerativas, em 2009, a que se seguiram mais três IPC, adotadas pelo CC em outubro de 2010):

 

Segunda vaga de IPC: