Saltar para o conteúdo principal

PARC – Partnership for the Assessment of Risks from Chemicals

Com o intuito de dar sequência à anterior iniciativa europeia, HBM4EU – European Human Biomonitoring Initiative (Iniciativa Europeia em Biomonitorização Humana), a PARC pretende impulsionar o desenvolvimento de uma melhor avaliação do risco químico, apoiando a implementação da investigação e da inovação nesta área, com o objetivo de melhorar a saúde humana e o ambiente.

Esta parceria cofinanciada conta com a participação de mais de 200 instituições parceiras, envolvendo ministérios e agências nacionais de saúde pública e de avaliação de risco, bem como organizações de investigação e universidades de 29 países europeus. Participam também as agências: Agência Europeia dos Produtos Químicos, da Agência Europeia do Ambiente e da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos.

Os resultados da PARC serão utilizados para o desenvolvimento de novas estratégias nacionais e europeias com vista à redução da exposição a substâncias químicas perigosas e do seu impacto na saúde e no ambiente.

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa são as organizações portuguesas signatárias da parceria. Integram ainda a parceria, como entidades afiliadas, a Agência Portuguesa do Ambiente, a Direção-Geral da Saúde, a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova, a Universidade de Coimbra, a Universidade de Aveiro, a Universidade do Minho e o Instituto Politécnico de Leiria.

A FCT, não participa diretamente a parceria, mas integra o seu Conselho de Governação, bem como da National Hub em Biomonitorização Humana, desde a sua constituição no âmbito do projeto HBM4EU. Nesse papel, tem colaborado na coorganização dos workshops de Biomonitorização Humana em Portugal.

Esta iniciativa recebeu financiamento ao abrigo do Programa para a Investigação e Inovação da União Europeia Horizonte EUROPA, Contrato de Subvenção N° 101057014.

Documentos