Saltar para o conteúdo principal

Prazo de candidaturas ao Programa “Doutor AP” alargado até 24 de fevereiro de 2025

Imagem com gradiente e texto sobre o Programa Doutor AP

O prazo das candidaturas do Programa “Doutor AP” foi alargado até 24 de fevereiro de 2025. O “Doutor AP” visa fomentar a investigação científica no contexto da Administração Pública, através da concessão de um tempo protegido para a realização de projetos de investigação e do pagamento das propinas doutorais. A FCT decidiu prolongar o prazo de candidaturas deste novo programa para permitir uma maior interação entre todos os parceiros – candidatos, instituições da Administração Pública e academia – e consequente melhor preparação das candidaturas, sem prejuízo do início dos estudos doutorais poder ocorrer no ano letivo de 2025-26. Estão em preparação várias ações de esclarecimento.

Poderão beneficiar deste programa profissionais de diversas áreas da Administração Pública, como a saúde, educação, cultura, justiça e administração central e local, entre muitos outros. Os contratos de atribuição de subsídios terão a duração máxima de seis anos. A presente edição prevê a atribuição de até 80 subsídios destinados a trabalhadores/as com vínculo laboral no setor público

O programa pretende promover um setor público mais resiliente, inovador e capacitado para enfrentar os desafios atuais e emergentes de todos os setores da sociedade e permitirá que os/as trabalhadores/as obtenham o grau de doutor, enquanto alinham os seus planos de trabalho com as estratégias de investigação e desenvolvimento das entidades onde trabalham.

O financiamento concedido pela FCT traduz-se em:

  • Subsídio de Tempo Protegido, adicional ao vencimento do/a trabalhador/a, correspondente a uma percentagem de uma bolsa de doutoramento nacional, proporcional ao tempo de redução de horário de trabalho. Cada doutorando/a apoiado deverá beneficiar de pelo menos um ano de tempo protegido, numa percentagem nunca inferior a 20% de redução do respetivo tempo de trabalho, no primeiro triénio de apoio a conceder pela FCT.
  • Subsídio de Formação, que cobre custos de inscrição, matrícula e propinas no ciclo de estudos de doutoramento, até um valor máximo de 2.750,00 € por ano académico.

A apresentação de candidaturas prolonga-se até ao dia 24 de fevereiro de 2025 (17h00, hora de Portugal Continental). Para mais informações, consulte a página do concurso.