Saltar para o conteúdo principal

Ciclo de Sessões sobre Doutoramentos em ambiente não académico

Ciclo de Sessões sobre Doutoramentos em ambiente não académico

A FCT e a COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação encontram-se a promover um ciclo de sessões dedicadas à temática dos doutoramentos em ambiente não académico, em que se procura debater a formação avançada a nível doutoral realizada em ambiente empresarial. A próxima sessão, intitulada “Doutoramento em Ambiente Empresarial” terá lugar dia 22 de março, às 17h00, na NOVA IMS Information Management School (inscrições e programa).

A FCT tem aberto, até 31 de março, o período de submissão de candidaturas ao Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento em todos os Domínios Científicos 2023, que visará a atribuição de 1450 bolsas de doutoramento. Deste conjunto de bolsas, 400 serão alocadas a uma linha de candidatura específica para planos de trabalhos desenvolvidos em entidades não académicas. Estas sessões visam precisamente esclarecer questões dos potenciais candidatos a esta linha de bolsas de doutoramento em ambiente não académico e também das instituições que pretendem associar-se como instituição de acolhimento, nomeadamente empresas, entidades da administração pública, hospitais, museus, bibliotecas, laboratórios do estado, entidades reguladoras, ou entidades do terceiro setor. A primeira destas sessões teve lugar no passado dia 7 de março, no Instituto Superior Técnico, e está disponível para visualização neste link.

Em janeiro a FCT abriu para as entidades não académicas uma manifestação de interesse para acolhimento de doutorandos, que já conta com mais de 340 entidades inscritas, que constam numa lista publicada no site da FCT e com atualização permanentemente. As entidades não académicas, através do acolhimento de bolseiros de doutoramento, podem beneficiar de uma política pública de promoção do financiamento de ciência, fortalecendo as sinergias com o ambiente científico e académico e potenciando a inovação e a competitividade.

Prosseguindo uma política pública de formação avançada assente na investigação com relevância social, a FCT reforça assim, em 2023, a cooperação institucional e a ligação entre os planos de trabalhos desenvolvidos em ambiente académico e não académico, entendido este numa aceção ampla, que inclui empresas, laboratórios colaborativos, centros de tecnologia e inovação e outros centros de interface, entidades da administração pública ou entidades do terceiro setor.

Mais informação:
Páginas do Concurso Bolsas de Doutoramento 2023:
Linha de Candidatura Geral
Linha de Candidatura Específica em Ambiente Não Académico

Convite à manifestação de interesse para instituições não académicas
Bolsas de Doutoramento em ambiente não académico – Perguntas e Respostas