A ERDERA – European Rare Diseases Research Alliance, uma Parceria Europeia do programa Horizonte Europa que dá sequência ao anterior European Joint Programme on Rare Diseases, pretende apoiar a coordenação dos esforços de investigação, entre Estados-Membros, Países Associados e países não-europeus, no domínio das doenças raras (que, no conjunto de pelo menos 7000 doenças, afetam entre 26 e30 milhões de pessoas na Europa).
A especificidade da investigação neste domínio – naturalmente fragmentada dado o número limitado de doentes por doença e em zonas geográficas distintas, dificultando o estabelecimento de cohorts e a aquisição de conhecimento e experiência relevantes – constitui um exemplo paradigmático de uma área de estudo que requer colaboração/coordenação à escala transnacional.
A ERDERA reúne mais de 170 organizações de 37 países, entre as quais a FCT, a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), a Universidade de Coimbra (UC) e o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).
Concursos
O primeiro concurso transnacional conjunto da ERDERA, JTC2025, abriu a 10 de dezembro de 2024.
Esta iniciativa recebeu financiamento ao abrigo do Programa para a Investigação e Inovação da União Europeia Horizonte EUROPA, Contrato de Subvenção N° 101156595.