Saltar para o conteúdo principal

Parcerias Europeias – Horizonte Europa

As Parcerias Europeias associadas ao Programa-Quadro Horizonte Europa (HE) surgem como ferramentas essenciais para enfrentar alguns dos desafios mais prementes da Europa, através de iniciativas concertadas de investigação e inovação (I&I) envolvendo vários parceiros públicos e privados que, em conjunto com a Comissão Europeia, são fundamentais para a implementação do HE e contribuem significativamente para a consecução das prioridades políticas da UE. Ao reunir parceiros privados e públicos, as Parcerias Europeias ajudam a evitar a duplicação de investimentos e contribuem para reduzir a fragmentação do panorama da I&I na UE.

Através dos concursos no âmbito das Parcerias Europeias, a comunidade científica pode obter financiamento para desenvolver atividades em consórcios com investigadoras/es de outros países, através de concursos transnacionais conjuntos.

A FCT participa nas seguintes parcerias Europeias:

Biodiversa+

A Parceria Europeia Biodiversa+ faz parte da Estratégia Europeia em Biodiversidade para 2030 para construir a ponte entre ciência, política e prática. Esta parceria reúne 76 organizações de financiamento e atores da política ambiental de 39 países europeus e associados para trabalhar nos seus objetivos.

CETP – Clean Energy Transition Partnership

A Parceria Europeia cofinanciada CETP – Clean Energy Transition Partnership visa capacitar a transição de energia limpa e contribuir para os objetivos da UE de se tornar o primeiro continente climaticamente neutro até 2050, reunindo financiamento nacional e regional em IDTI, para uma ampla variedade de tecnologias e soluções de sistema, necessárias a esta transição.

DUT – Driving Urban Transitions

A Parceria Europeia cofinanciada DUT – Driving Urban Transitions visa enfrentar os desafios da transição urbana, envolvendo comunidades regionais, municipais e locais, sendo a única das novas parcerias no quadro do HE que aborda o desenvolvimento urbano na sua complexidade. Esta parceria assenta em três eixos estratégicos de transição, os Transition PathwaysTP Bairros de Energia PositivaTP Cidade 15-MinutosTP Economias Circulares Urbanas.

Chips Joint Undertaking

Parceria Chips Joint Undertaking tem como como principais objetivos apoiar a investigação e a inovação, e ainda a capacidade de design e de produção, de componentes e sistemas eletrónicos e fotónica, incluindo processadores, sensores e outros dispositivos baseados em semicondutores, bem como as suas aplicações nos mais variados setores (saúde, automóvel/mobilidade, energia, agroalimentar, produção industrial, etc.).

A Chips JU substitui a Parceria “Key Digital Technologies” à luz do Regulamento Europeu dos Circuitos Integrados, expandindo a sua abrangência nomeadamente através de uma rede europeia de Centros de Competência, do upgrade e criação de novas Linhas Piloto, da criação de uma Plataforma de Design e do desenvolvimento de circuitos integrados (chips) quânticos.

Water4All – Water Security for the Planet

A Parceria Europeia cofinanciada Water4All – Water Security for the Planet tem como objetivo congregar esforços, mobilizar recursos e reforçar a liderança e competitividade europeia na investigação e inovação no domínio da Água. Portugal é um dos parceiros desta iniciativa, que também conta com a participação da Comissão Europeia.

Para mais informações sobre esta parceria, consulte o programa de trabalhos da Water4All no sítio da Iniciativa de Programação Conjunta Water JPI.

ERA4Health – Fostering a European Research Area for Health

A Parceria Europeia cofinanciada ERA4Health – Fostering a European Research Area for Health pretende estabelecer uma coordenação flexível e eficaz entre agências de financiamento do Espaço Europeu de Investigação, com vista a financiar e implementar, na Europa, programas conjuntos de investigação e inovação em áreas prioritárias da saúde pública e bem-estar. As áreas prioritárias desta parceria são as doenças cardiovasculares; nanotecnologias e tecnologias avançadas para a prevenção da doença, diagnóstico e terapêutica; doenças relacionadas com a nutrição e estilos de vida e estratégias de prevenção e saúde publica.

SBEP – Sustainable Blue Economy Partnership

A SBEP é uma parceria europeia cofinanciada, desenvolvida no âmbito do Programa-Quadro Horizonte Europa (HE) que reúne 60 instituições parceiras de 25 países, permitindo um esforço sem precedentes no investimento conjunto em Investigação e Inovação marinhas e no alinhamento de programas nacionais à escala pan-europeia, considerando as bacias marítimas (Mediterrâneo, Mar Negro, Báltico e Mar do Norte) e o Oceano Atlântico.

THCS – Transforming Health and Care Systems

A Parceria Europeia transforming health and care systems (THCS) visa apoiar e coordenar programas nacionais e regionais de investigação e inovação, juntamente com capacitação, networking, disseminação e outras atividades para apoiar a transformação dos sistemas de saúde e da prestação de cuidados. A THCS terá a duração de 7 anos (até 31 de dezembro de 2029) e prevê-se o lançamento de um concurso transnacional conjunto por ano para financiamento de projetos nesta área.

EP PerMed – European Partnership for Personalised Medicine

A Parceria Europeia para a Medicina Personalizada (EP PerMed), cofinanciada pela União Europeia no âmbito do Horizonte Europa, é uma plataforma para a programação conjunta de atividades de apoio à investigação e inovação nacionais e europeias que colocam em ação a Agenda Estratégica de Investigação e Inovação (SRIA) para Medicina Personalizada (2023)”, SRIA para PM (2023), através de financiamento dedicado à investigação, desenvolvimento e inovação.

Agroecology

A Parceria Europeia cofinanciada Agroecology visa estruturar e apoiar uma rede de Living Labs e infraestruturas de investigação que permitirá acelerar a transição para a agroecologia em toda a Europa, garantindo ao mesmo tempo uma atividade lucrativa e atrativa para os agricultores, em alinhamento com o racional e ambição definidos pelo Pacto Ecológico Europeu (European Green Deal) e outras iniciativas estratégicas associadas.

  • Estado

    Ativo

  • Áreas de atuação

    Ciências agrárias
    Ciências da engenharia e tecnologias
    Ciências exactas
    Ciências médicas e da saúde
    Ciências naturais
    Ciências Sociais
    Humanidades
  • Partilhar