O Programa Portugal-Berkeley foi criado em 2024, através de um memorando de entendimento celebrado entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e a Universidade da Califórnia, Berkeley (UC Berkeley).
Esta parceria estratégica tem como principal objetivo promover o intercâmbio académico e a colaboração científica entre universidades portuguesas e a UC Berkeley, fortalecendo simultaneamente os laços com a comunidade luso-americana na Califórnia.
O programa é gerido pelo Centro de Estudos Portugueses (CPS) da UC Berkeley, integrado no Instituto de Estudos Europeus da Universidade, e é financiado pela FCT, na sequência da celebração de um protocolo, em janeiro de 2025, entre a FCT e o CPS, que garante o financiamento de cerca de 100.000€/ano durante de 3 anos, para a execução do programa, nas diversas vertentes.
Adicionalmente, a FLAD contribui para apoiar o funcionamento do CPS, responsável pela implementação do programa para apoio a estudantes e investigadores e promoção do envolvimento dos vários departamentos académicos da UC Berkeley com a comunidade científica nacional.
Iniciativas apoiadas no âmbito do Protocolo FCT/CPS UC Berkeley – oportunidades de financiamento:
- Bolsas de viagem para candidatos a doutoramento: Apoio financeiro para mestres formados em universidades portuguesas que participem na visita de primavera da UC Berkeley (para futuros estudantes de doutoramento).
→ 3 bolsas de até $1.500/cada - Professores visitantes de Portugal: Apoio para visitas de professores/académicos portugueses a departamentos da UC Berkeley, cobrindo despesas de viagem e estadia.
→ 7 bolsas de até $3.000/cada - Programa Ana Hatherley – Escritor/Artista Residente: Receção de escritores e artistas portugueses para residências de curta duração na UC Berkeley.
→ 2 bolsas de até $5.000/cada - Viagens de docentes da UC Berkeley a Portugal: Financiamento para participação em conferências ou atividades de investigação em Portugal.
→ 7 bolsas de até $3.000/cada - Aquisição de livros em português para a Biblioteca Doe: Financiamento anual para aquisição de publicações portuguesas.
→ $10.000 alocados/ano - Apoio a estudantes de doutoramento visitantes: Cobertura de taxas universitárias e de visto para 8 estudantes de doutoramento portugueses.
→ Total de $13.200/cada - Eventos académicos e culturais no CPS: Apoio à organização de palestras, colóquios e eventos dedicados a Portugal, à língua portuguesa e à comunidade luso-americana.
→ $10.000 alocados/ano
O Programa Portugal-Berkeley apoia igualmente estudantes portugueses ou luso descendentes, através do Fundo Pinto-Fialon, com a atribuição de bolsas para a realização da licenciatura, mestrado ou doutoramento na UC Berkeley. Atribui também bolsas de investigação a alunos de doutoramento, que necessitam de fazer investigação em Portugal ou que foram convidados a participar em eventos científicos em Portugal, e a alunos de licenciatura que participarão no novo programa de estágios no Instituto Pedro Nunes, estabelecido em cooperação com a FLAD/Study in Portugal Network e a Universidade de Coimbra.
O CPS UC Berkeley, é a entidade responsável pela gestão do Protocolo em vigor com a FCT, bem como pela gestão do Fundo Pinto-Fialon, dispondo de uma página online com toda a informação disponível sobre as diversas oportunidades do programa e respetivas candidaturas. Caso tenha interesse em candidatar-se a alguma destas oportunidades de financiamento, agradecemos a consulta prévia a esta página.
Este programa beneficia ou beneficiou de financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência, sendo uma das medidas inseridas no investimento RE-C06-i06 – Ciência Mais Capacitação e contratualizada entre a FCT e a Estrutura de Missão Recuperar Portugal.