Saltar para o conteúdo principal

Impacto do financiamento FCT nas carreiras de investigação

Considerando a atualidade e centralidade das temáticas das carreiras de investigação, a FCT desenvolveu um estudo sobre as Trajetórias profissionais de ex-bolseiros de doutoramento da FCT.

Foram analisados os percursos profissionais de 5.800 ex-bolseiros de doutoramento, cujas bolsas tiveram início entre 1995 e 2012. A percentagem de bolseiros que obteve o grau é superior a 88%, um valor elevado e comparável com o de outros países da União Europeia. A percentagem de sucesso é ligeiramente superior nas mulheres e nos bolseiros mais jovens à data de início da bolsa.

No cômputo geral, 60% dos ex-bolseiros de doutoramento foram localizados em atividades de I&D no Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Cinco anos após a obtenção do grau, 65% eram docentes/investigadores e 29% eram bolseiros, mas a situação profissional varia de forma acentuada em função da data de início da bolsa e do tempo decorrido após o grau.

Entre os doutorados no SNCT, as extintas bolsas de pós-doutoramento e o Programa de Estímulo ao Emprego Científico (ambos promovidos pela FCT) têm desempenhado um papel fundamental na transição dos doutorados para as funções de docente ou investigador. Os ex-bolseiros da FCT têm maioritariamente (90%) atividade de I&D no setor Ensino Superior, o que está em linha com o que se verifica para o SNCT como um todo.

Notícia: Impacto do financiamento FCT nas carreiras de investigação em Portugal (4 de janeiro de 2024)